Atividades da Comunidade Bahá’í

 

Atualmente existem alguns milhares de bahá’ís, em dezenas de localidades de Portugal Continental, Açores e Madeira.

 

Conscientes de que a Mensagem de Bahá’u’lláh contém o bálsamo espiritual pelo qual a humanidade tanto anseia, os bahá’ís procuram divulgar a sua religião tanto individualmente, como em projetos coletivos. Partilham os Seus ensinamentos em campanhas de sensibilização social, colóquios e conferências públicas, distribuição de literatura, cursos de formação, exposições e espetáculos artísticos. Nestas atividades são abordados temas tão diversos como a defesa dos direitos humanos, a promoção da condição da mulher, o desenvolvimento social e económico, a educação de valores, o meio ambiente.

Nos programas de televisão "A Fé dos Homens" e "Caminhos", e na Rádio, dedicados às confissões religiosas, e emitidos na RTP2 e na Rádio - Antena 1, também se regista com alguma regularidade a participação da Comunidade Bahá'í.

 

No campo do diálogo inter-religioso em Portugal, a Comunidade Bahá'í tem tido uma participação ativa, colaborando com as outras Religiões, nomeadamente na Comissão de Liberdade Religiosa e no Grupo de Trabalho Religiões e Saúde; em conferências públicas em Escolas, Universidades e em numerosos organismos públicos. A Comunidade Bahá’í de Portugal é reconhecida a nível estatal e faz parte do Conselho Consultivo da CIG–Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, da Presidência do Conselho de Ministros.

 

A Comunidade Bahá'í realiza também diversas atividades de cariz educativo e devocional onde todos são chamados a envolver-se - encontros que fortalecem o carácter devocional da comunidade; aulas que nutrem os tenros corações e mentes das crianças; grupos que canalizam as energias emergentes dos pré-jovens; círculos de estudo, abertos a todos, que permitem a pessoas de diversos antecedentes progredir em pé de igualdade e explorar a aplicação dos ensinamentos às suas vidas individuais e coletivas. Para saber em que localidades se realizam estas atividades contacte-nos pelo email: info@bahai.pt.

© 2020 Comunidade Bahá'í de Portugal 

  • s-facebook