© 2019 Comunidade Bahá'í de Portugal 

  • s-facebook

Círculos de Estudo

 

Um círculo de estudo é um grupo pequeno de pessoas que se reúne regularmente para estudar os materiais do curso. Qualquer pessoa com mais de 15 anos, de qualquer crença religiosa, é bem-vinda a participar. O grupo é coordenado por um facilitador do instituto de capacitação. Os facilitadores não possuem qualquer estatuto especial, são simplesmente aqueles que estão mais adiantados no seu estudo dos materiais. Todos os participantes são vistos como agentes ativos da sua própria aprendizagem, e os facilitadores procuram criar um ambiente que encoraje os indivíduos a assumirem o controlo do processo educacional em que estão envolvidos. Um círculo de estudo deve ser um espaço que conduz ao fortalecimento espiritual e moral dos indivíduos.

Os materiais incluem passagens dos escritos sagrados, relacionados com temas e serviços específicos. Em conjunto, os participantes refletem sobre a aplicação destas passagens nas suas vidas individuais e coletivas. Dentre as questões exploradas estão: como criar um ambiente que ponha as pessoas em contacto com as forças espirituais da oração e da devoção; como tornar a educação das crianças uma parte integral da vida comunitária; como manter um ambiente propício para o desenvolvimento intelectual e espiritual dos jovens; como gerar dinâmicas na família que levem ao progresso espiritual e material.

 

Em resposta aos materiais estudados, e com o apoio das instituições, os participantes levantam-se para pôr em prática atos de serviço. Homens e mulheres, de todas as idades, reconhecem que têm o poder de moldar o mundo à sua volta. À medida que mais pessoas se comprometem com a visão de transformação individual e coletiva, fomentada pelo instituto de capacitação, gera-se uma competência crescente que reflete uma comunidade cujo padrão de vida tem como centro vital o serviço e a adoração.