© 2019 Comunidade Bahá'í de Portugal 

  • s-facebook

Educação das Crianças

 

Os bahá’ís veem as crianças como o tesouro mais precioso que uma comunidade pode possuir. Neles encontramos a promessa e a garantia do futuro. No entanto, de forma a poder realizar-se essa promessa, as crianças precisam de receber alimento espiritual. Num mundo em que a alegria e a inocência da infância podem tão facilmente ser dominadas pela busca excessiva de objetivos materialistas, a educação moral e espiritual das crianças assume uma importância vital.

 

A comunidade bahá’í sente-se sensibilizada, em todos os níveis, para a necessidade de dar resposta às aspirações espirituais dos mais novos, e os jovens mais velhos estão geralmente ansiosos para assumir a responsabilidade do progresso dos mais novos ao seu redor. 

“Considerai o homem como uma mina rica em joias de inestimável valor. A educação, tão somente, 

pode fazê-la revelar os seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar dela algum benefício.”

 

-- Bahá'u'lláh

Nos últimos anos, o instituto de capacitação tem desempenhado um papel cada vez mais importante na formação de professores para aulas de educação espiritual das crianças. Os materiais desenvolvidos enfatizam a aquisição de qualidades espirituais, tais como: veracidade, generosidade, pureza de coração, entre outros, que são consideradas atributos de Deus que se refletem no espelho do coração humano. Os materiais usados baseiam-se nestas qualidades, relacionando-as com a história e as Escrituras da Fé Bahá’í. O objetivo é que as crianças atinjam a fase em que tomam controlo do seu próprio desenvolvimento espiritual e do imperativo de contribuir para o bem-estar da sociedade.