© 2019 Comunidade Bahá'í de Portugal 

  • s-facebook

Envolvimento dos Jovens na Sociedade

 

Os jovens têm desempenhado um papel vital na história Bahá’í. O próprio Báb declarou a Sua Missão quando tinha apenas 25 anos de idade e muitos de entre os Seus seguidores estavam no auge da sua juventude quando abraçaram a Sua Revelação. Durante os ministérios de Bahá’u’lláh e de ‘Abdu’l-Bahá, os jovens estiveram na vanguarda dos esforços em proclamar a mensagem da nova Fé e de partilhar os seus ensinamentos com todos.

 

Seguindo o caminho que estas e outras figuras extraordinárias iniciaram, milhares de jovens bahá’ís têm-se levantado para responder ao chamado de Bahá’u’lláh. Os seus esforços são guiados pelo centro do convénio – hoje, a Casa Universal de Justiça – que encoraja os jovens a  usar o zelo e o entusiasmo característico do período da juventude e, assim, contribuir decisivamente para o avanço espiritual e material da civilização.

“Ó Senhor! Torna radiante este jovem e derrama a Tua graça sobre este fraco! Concede-lhe conhecimento e, a cada amanhecer, aumenta-lhe as forças. Abriga-o no refúgio da Tua proteção para que seja liberto do erro, possa servir a Tua Causa, guiar os desviados, conduzir os infelizes, livrar os cativos e despertar os letárgicos; de modo que todos sejam abençoados com a Tua lembrança e louvor. És o Forte, o Poderoso.”

-- 'Abdu'l-Bahá

O âmbito de orientações da Casa Universal de Justiça e da resposta dos jovens, hoje, é demasiado vasto, e as atividades demasiado variadas para serem aqui descritas em detalhe. Vamo-nos focar, nesta secção, apenas num exemplo: uma série de conferências de jovens em 114 localidades à volta do mundo, que se realizaram em 2013, seguidas de alguns encontros de escala menor, que se têm realizado deste então. Abaixo encontram-se alguns dos materiais estudados, durante estas conferências e encontros, que enfatizam alguns aspetos relevantes das conversas entre os participantes enquanto exploravam temas centrais relativos ao seu serviço à humanidade.