© 2019 Comunidade Bahá'í de Portugal 

  • s-facebook
O que é a Fé Bahá'í?

 

A Fé Bahá’í é uma religião fundada no séc. XIX, por Bahá'u'lláh, e é hoje uma das religiões mundiais com maior crescimento. Tem mais de cinco milhões de seguidores, que residem em mais de 100.000 localidades em todo o mundo. A Enciclopédia Britânica aponta a Fé Bahá’í como a segunda religião mais difundida, geograficamente, depois do Cristianismo.  

Qual o conceito Bahá’í de Deus?

 

Deus é a realidade suprema, criador do universo, cuja natureza é transcendente e inacessível à humanidade. Todos os nomes que lhe atribuímos, sejam Deus, Alá, Jeová, Brahma, referem-se à mesma e única Divindade. Apenas podemos conhecer Deus através dos Seus Manifestantes, que Ele envia para ensinar e guiar a humanidade.

Quem é Bahá’u’lláh?

 

Bahá'u'lláh é reconhecido por milhões de pessoas em todo o mundo como sendo o Mensageiro de Deus para esta época. A Fé Bahá'í é fundada segundo os Seus ensinamentos. Nasceu em 1817 numa família proeminente do Irão, recebeu o nome de Mirzá Husayn 'Alí, mas Ele identificou-se como Bahá'u'lláh, que significa "Glória de Deus", título este,que foi utilizado pelo Seu Precursor, o Báb. Faleceu em 1892, em Bahjí, onde se encontra o Seu Santuário.

P1

P2

P3

Quem é O Báb?

 

Os bahá'ís acreditam que O Báb (1819-1850) é um Mensageiro de Deus, independente, cuja missão era a de inaugurar um novo ciclo no desenvolvimento espiritual da humanidade. Os Seus escritos prepararam o caminho para a missão de Bahá'u'lláh. O Báb foi executado em 1850, em Tabriz, na Pérsia, por iniciativa do clero islâmico que sentiu a sua posição ameaçada pelos princípios que Ele ensinava.

P4

Em que se acredita na Fé Bahá’í?

 

Na Fé Bahá’í acredita-se que há um único Deus, que toda a humanidade é uma família, e que existe uma base comum em todas as grandes religiões mundiais. Os bahá’ís acreditam que o aparecimento de Bahá'u'lláh marca a era do estabelecimento da paz no mundo, quando, como previsto nas escrituras sagradas do passado, toda a humanidade atingir a sua maturidade espiritual e social, e viver como uma família unida numa sociedade justa e global.

P5

Factos e Figuras

 

 

flower1
2332024213_37af91d365.jpg
69.jpg
20120518-Declaration-the Bab (1).jpg
Why-is-the-Bahai-World-Centre-in-Israel.jpg
bahai-ctr.-at-night-758003.jpg
1122_01
flower1
2332024213_37af91d365.jpg
69.jpg
20120518-Declaration-the Bab (1).jpg
Why-is-the-Bahai-World-Centre-in-Israel.jpg
bahai-ctr.-at-night-758003.jpg
1122_01
Quem é, atualmente, o responsável pela Fé Bahá’í?

 

Bahá'u'lláh definiu que a Comunidade Bahá’í deveria ser liderada por um sistema de conselhos, democraticamente eleitos a nível local, nacional e internacional. A liderar esses conselhos encontra-se a Casa Universal de Justiça, um Conselho Internacional de nove pessoas, eleitas por voto secreto pelos membros dos conselhos nacionais de todo o mundo.

P8

Quais são alguns dos ensinamentos da Fé Bahá’í?

 

A Fé Bahá’í reafirma os ensinamentos espirituais básicos, trazidos por todos os Mensageiros de Deus. Além disso, a Fé Bahá'í apresenta novos ensinamentos sociais adequados às necessidades de uma sociedade global, para a nossa época, tais como a unidade da humanidade, a igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, a abolição de todas as formas de preconceito, a livre e independente investigação da verdade, a harmonia essencial entre ciência e religião, a educação universal, a adoção de uma língua universal auxiliar e a eliminação dos extremos de pobreza e riqueza.  

P7

Onde e quando nasceu a Fé Bahá’í?

 

A Fé Bahá’í teve início com a missão confiada por Deus a dois Mensageiros Divinos — o Báb e Bahá’u’lláh.  O Báb, o Arauto da Fé Bahá'í, declarou a Sua missão em 1844, anunciando ser o portador de uma mensagem destinada a transformar a vida espiritual da humanidade. A Sua missão foi preparar o caminho para a vinda de Bahá'u'lláh, que anunciou a Sua missão em 1863, no Jardim de Ridván, em Bagdá, durante a fase inicial do seu exílio do Irão.

P6