Instituto Ruhí

 

O Instituto Ruhí é uma instituição promovida pela Comunidade Internacional Bahá’í, que tem como objetivo desenvolver as capacidades de um número crescente de pessoas que se propõem servir na construção de uma nova civilização mundial, baseada no princípio da unidade da humanidade. 

 

Ruhí é uma palavra de origem árabe que significa "do espírito". O Instituto Ruhí de Capacitação surgiu na Colômbia na década de 1980 e, atualmente, os seus cursos oferecem a jovens e adultos, de mais de 180 países, ferramentas de desenvolvimento espiritual focadas tanto no indivíduo como na coletividade. 

Cada curso consiste no estudo de textos e trechos de escrituras sagradas acerca de temas específicos baseados nos escritos bahá'ís, incluindo a natureza da alma, o poder da oração, a educação, aspetos da história da Fé Bahá'í e outros. A cada um dos livros está associada uma prática de um ato de serviço à comunidade.

 

Como qualquer outra instituição envolvida no processo de educação para o desenvolvimento, o Instituto Ruhí formulou as suas estratégias dentro de uma estrutura especial e de uma filosofia de mudança social, desenvolvimento e educação. Neste caso, esse entendimento surgiu a partir de um esforço consistente para aplicar os ensinamentos bahá'ís na análise das condições sociais.

 

Atualmente, estão editados oito livros na sequência principal de cursos do Instituto e é sugerido que os Livros sejam estudados pela ordem numérica.  

O Livro 9 está em fase de desenvolvimento, cujo tema é a Família.  

Livro 1: Reflexão sobre a Vida do Espírito

Livro 2: Levantando-se para Servir

Livro 3: Ensinando Aulas para Crianças

Livro 4: Os Manifestantes Gémeos

Livro 5: Libertando o Potencial dos Pré-Jovens

Livro 6: Ensinando a Causa

Livro 7: Trilhando Juntos um Caminho de Serviço

Livro 8: O Convénio de Bahá’u´lláh

© 2020 Comunidade Bahá'í de Portugal 

  • s-facebook