© 2019 Comunidade Bahá'í de Portugal 

  • s-facebook
Na Fé Bahá’í existe algum livro sagrado?

 

O livro mais sagrado da Fé Bahá'í é o Kitáb-i-Aqdas, revelado por Bahá'u'lláh. Além deste livro, existem muitos outros livros e epístolas de Bahá'u'lláh, abordando diversos temas e definindo leis e princípios de consulta pessoal e organização social; outras escrituras abordam temas místicos como o progresso da alma e a sua caminhada em direção a Deus. Os textos revelados pel'O Báb e por 'Abdu'l-Bahá são também considerados Escrituras Sagradas da Fé Bahá’í. Além disso, a Bíblia, o Alcorão, e os textos sagrados de outras religiões mundiais, são reconhecidos na Fé Bahá’í.

Na Fé Bahá’í existem lugares de culto?

 

Bahá'u'lláh pediu que fossem construídos Templos de grande beleza, eventualmente em todas as localidades onde residam bahá'ís, cada um cercado por instituições de serviço social. Até à data, foram construídos sete, pelo menos um em cada continente. Está, neste momento, em construção o Templo do Chile e está programada, para um futuro próximo, a construção de mais dois Templos nacionais na República Democrática do Congo e em Papua Nova Guiné. Estão abertos a todos os povos e os programas devocionais consistem de orações, meditações e leitura de escrituras sagradas da Fé Bahá’í e de outras religiões mundiais. Se bem que os seus estilos arquitetónicos sejam diferentes, todos eles partilham de certas características, como nove entradas em nove lados, e estão situados em jardins magníficos (nove é o maior dígito e simboliza integridade ou a unidade).

Na Fé Bahá’í existem algumas restrições alimentares?

 

Embora não existam restrições alimentares na Fé Bahá'í, o consumo de bebidas alcoólicas e estupefacientes é proibido, salvo se recomendado por um médico, por motivos de saúde.

P1

P2

P3

Qual é a atitude Bahá’í face à homossexualidade?

 

A lei Bahá'í define que as relações sexuais devem realizar-se apenas entre um homem e uma mulher, unidos pelo casamento, promovendo assim a unidade da família. Os crentes devem abster-se de sexo fora do casamento. A Fé Bahá’í não impõe os seus padrões morais sobre aqueles que não aceitarem a Revelação de Bahá'u'lláh. Apesar de exigirem retidão em todas as questões de moralidade, seja sexual ou outra, os ensinamentos Bahá'ís também têm em conta a fragilidade humana e apelam à tolerância e compreensão, em relação às falhas humanas, respeitam todas as pessoas e ninguém é alvo de discriminação. Neste contexto, olhar para os homossexuais com preconceito seria contrário ao espírito dos ensinamentos Bahá'ís.

P4

Como é feita a divulgação da Fé Bahá’í?

 

Bahá'u'lláh afirmou que cada crente bahá'í tem obrigação de dar a conhecer a fé a todas as pessoas, mas proibiu a prática do proselitismo. Assim, nenhuma pressão deve ser posta em ninguém para aceitar a Fé Bahá’í, uma vez que a livre e independente investigação da verdade é um direito fundamental e é responsabilidade de cada indivíduo. 

P5

Práticas

 

 

9USf0PblfvDgP7BYoAE4mg.jpg
20130406_121826.jpeg
bahai_temple_s071210_2.jpg
f3f629fb805e6615a3a0d3bcff8a8f6d.jpg
highres_3089977.jpeg
4169464510_fee35714f1.jpg
9USf0PblfvDgP7BYoAE4mg.jpg
20130406_121826.jpeg
bahai_temple_s071210_2.jpg
f3f629fb805e6615a3a0d3bcff8a8f6d.jpg
highres_3089977.jpeg
4169464510_fee35714f1.jpg
Que leis existem na Fé Bahá’í?

 

Nos ensinamentos bahá'ís encontram-se leis e ensinamentos para a vida espiritual e moral do indivíduo e para a organização e desenvolvimento da sociedade. As leis para uma vida pessoal incluem, entre outros, a oração diária, a observância de um período de jejum, a educação das crianças, a abstenção de envolvimento na política partidária e a obrigação de exercer uma atividade profissional. Entre os princípios morais e éticos destacam-se, a proibição de maledicência, o sexo extraconjugal, os jogos de azar e o uso de álcool ou drogas, sem aconselhamento médico. Além disso, Bahá'u'lláh definiu os princípios e as instituições destinadas a estabelecer um padrão para o funcionamento eficaz de uma sociedade unida e do bem-estar material dos povos do mundo.

P6