Explorar novas fronteiras de aprendizagem sobre a paz

A Profª. Hoda Mahmoudi responsável pela Cadeira Bahá’í para a Paz Mundial, na Universidade de Maryland (EUA), deu a sua primeira aula para apresentar o programa de desenvolvimento do seu programa.


Segundo a Profª Mahmoudi, o principal objectivo do programa é explorar novas fronteiras de aprendizagem sobre a paz. “O estudo da paz é mais do que a eliminação da guerra e da violência”, declarou. “A paz resulta de um estado interior, que é suportado por valores. Aqui, a aspiração para a paz é uma atitude, uma vontade e um desejo, que promovem a descoberta e a implementação de medidas práticas para a paz”.



Criada em 1993, na Faculdade de Ciências Comportamentais e Sociais, esta Cadeira é um importante programa académico que desenvolve pesquisas e discussões interdisciplinares sobre a paz mundial, gerando conhecimento que promove os interesses e o bem-estar da humanidade.


“O conhecimento deve conduzir-nos a novas formas de conceptualizar o mundo como um todo”, acrescentou. “Desta forma podemos conduzir a pesquisa para uma busca do conhecimento que for relevante e válido, para a nossa comunidade global, em constante mudança”.


Num discurso abrangente, a Profª. Mahmoudi deu especial destaque a dois temas que são fundamentais para o discurso atual sobre a paz: a natureza humana e as mudanças significativas que ocorrem no mundo de hoje. Dizendo que muitos estão resignados com a visão de que a violência e a guerra são um comportamento humano inato e, portanto, imutável, dando origem a que tais crenças sejam muitas vezes responsáveis por uma paralisia da vontade de todos nós... que não é fácil de reverter, mas que deve ser superadas”. “Aqui, o papel da educação é vital na remoção de pontos de vista sem fundamento, sobre a natureza humana”.


As teorias e as ideias convencionais sobre as rápidas mudanças na sociedade moderna, estão também a ser testadas em todo o lado. “A profundidade e a amplitude da interconexão da ordem global não podem ser negadas. No entanto, a falta de capacidade das instituições governamentais e sociais para se adaptarem às mudanças em curso, e a enfrentarem com êxito novos problemas, é uma séria ameaça à paz mundial e à estabilidade”.


“A Cadeira Bahá'í pela Paz Mundial tem a responsabilidade impar de desenvolver um processo educativo que irá criar um corpo de conhecimento experimentado, que pode ser aplicado para fomentar o surgimento de uma sociedade mais justa, e de uma ordem internacional segura e sustentável”.


A Prof Mahmoudi é doutorada em Sociologia, mestre em Psicologia da Educação, e licenciada em Psicologia pela Universidade de Utah. Antes de entrar para o corpo docente da Universidade de Maryland, serviu durante 11 anos no Centro Mundial Bahá'í, em Haifa, Israel.




----------------------------------

FONTE: Exploring new frontiers of learning about peace (BWNS)

Notícias Selecionadas
Últimas Notícias
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 Comunidade Bahá'í de Portugal 

  • s-facebook