© 2019 Comunidade Bahá'í de Portugal 

  • s-facebook

December 24, 2018

Please reload

Últimas Notícias

A inauguração do Templo Bahá’í da Colômbia foi uma cerimónia de alegria e emoção

July 23, 2018

1/10
Please reload

Comemoração dos Aniversários do Báb e de Bahá'u'lláh Fundadores da Fé Bahá'í

November 10, 2015

A Fé Bahá’í começou com a missão confiada por Deus a dois Mensageiros Divinos: O Báb, o  arauto da Fé, Cuja missão foi a de preparar o caminho para a vinda do Prometido; e Bahá’u’lláh, o Prometido, Aquele que iria inaugurar a era de paz e justiça prometida em todas as religiões.

 

 

É nos próximos dias 13 e 14 de Novembro,  que os Bahá’ís do ocidente e do oriente irão celebrar os aniversários destes Manifestantes “Gémeos”. Este ano sinaliza um momento histórico para os Bahá’ís, uma vez que se vai celebrar pela primeira vez estes Aniversários em dias seguidos. Em consonância com o princípio da aplicação progressiva dos Ensinamentos, as disposições do Calendário Badí têm vindo a ser aplicadas progressivamente. A Casa Universal de Justiça, Instituição suprema da Fé Bahá’í, explica que:

 

“A adoção de um novo calendário em cada Dispensação é um símbolo do poder da Revelação Divina em reformular a perceção humana da realidade material, social e espiritual. Através dele, são distinguidos momentos sagrados, o lugar da humanidade é reinventado no tempo e no espaço, e é reformulado o ritmo da vida.” 

 

 

Os Festivais dos Aniversários Gémeos: o Nascimento de O Báb e o Nascimento de Bahá'u'lláh, têm sido observados no oriente, tradicionalmente, de acordo com a sua correspondência ao primeiro e segundo dias de Muharram no calendário islâmico. Estes dois dias são considerados um só aos olhos de Deus”, afirma Bahá'u'lláh. No entanto, uma carta escrita em nome do Guardião, Shoghi Effendi, declara: “No futuro, não haverá dúvida de que todos os Dias Sagrados seguirão o calendário solar, e serão tomadas providências para que os Festivais Gémeos sejam celebrados universalmente”. Como satisfazer o caráter lunar intrínseco destes abençoados Dias, dentro do contexto de um calendário solar, tem-se mantido até agora sem resposta. Foi decidido que, a partir de agora, eles passarão a ser observados no primeiro e no segundo dias após a oitava lua nova, depois do Naw-Rúz, (Ano Novo Bahá’í) conforme determinado com antecedência pelas tabelas astronómicas, usando Teerão como ponto de referência. Em consequência, os Aniversários Gémeos passam a ser móveis, de ano para ano, entre os meses de Mashiyyat, 'Ilm e Qudrat, do calendário badí, ou entre os meados de outubro e meados de novembro, segundo o calendário gregoriano. No próximo ano, o nascimento do Báb ocorrerá em 10 de Qudrat e o Nascimento de Bahá'u'lláh em 11 de Qudrat. É com alegria e grande expetativa que olhamos para os próximos aniversários do bicentenário do

 

Nascimento de Bahá'u'lláh e do Nascimento do Báb, em 174 e 176 EB respetivamente, os quais serão celebrados por todo o mundo bahá'í de acordo com um calendário comum.

Please reload

Notícias Selecionadas
Please reload

Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square