© 2019 Comunidade Bahá'í de Portugal 

  • s-facebook

December 24, 2018

Please reload

Últimas Notícias

A inauguração do Templo Bahá’í da Colômbia foi uma cerimónia de alegria e emoção

July 23, 2018

1/10
Please reload

Os Delegados voltam para casa revigorados e inspirados

May 4, 2018

CENTRO MUNDIAL BAHÁ´Í - Com a celebração do 12º dia de Ridván, nos terrenos sagrados que rodeiam o Santuário de Bahá'u'lláh, em Bahjí, o período extraordinário da 12ª Convenção Internacional Bahá'í chegou ao fim.

 

Após a eleição da Casa Universal de Justiça, na primeira manhã da Convenção, os delegados passaram os três dias seguintes, a consultar sobre como os ensinamentos de Bahá'u'lláh estão a encontrar expressão concreta nas suas comunidades e sociedades. Eles também refletiram sobre como ajudar na compreensão do processo, aqueles que no mundo estão interessados ​​em construir unidade e paz.

 

 

Yevgeniya Poluektova, presidente da última sessão, disse no seu comentário de encerramento: "É tão bonito ver o mundo a reunir-se para consultar - homens e mulheres das mais diferentes origens e de uma ampla gama de idades, trabalhando ombro a ombro para construir um novo mundo."

 

Muitos delegados atribuíram o ressurgimento de oportunidades nas suas comunidades à celebração do bicentenário do nascimento de Bahá'u'lláh, que foi acompanhada por uma onda crescente de apoio de figuras públicas e dignitários, bem como de incontáveis ​​vizinhos, amigos e colegas de trabalho que participaram nas festividades.

 

Como membros das assembleias nacionais eleitas, que orientam os assuntos das comunidades bahá'ís nos seus respectivos países, os delegados também refletiram sobre como as instituições em que eles servem, podem alimentar cada vez mais os meios nos quais indivíduos e comunidades são empoderados, aumentando a capacidade de trabalhar para a melhoria do mundo.

 

 

Os delegados passaram a última manhã numa consulta frutuosa sobre o envolvimento das comunidades bahá'ís na vida das suas sociedades. Discutiram, em particular, a experiência das suas comunidades em empreendimentos de desenvolvimento social e económico, bem como a sua participação em fóruns e locais, onde questões contemporâneas de interesse para as suas sociedades, estão a ser consideradas pelo governo e organizações da sociedade civil.

 

Ouawi Tchompaare, do Chade, falou sobre a experiência, no seu país, de uma organização para o desenvolvimento, de inspiração bahá’í que, desde há uma década, apoia dezenas de escolas comunitárias em ambientes rurais e urbanos. “Neste momento, nós concentramo-nos em duas linhas de ação: um programa de saúde, que se concentra na prevenção e higiene, e um programa de agricultura sobre culturas e campos.

"Entre as crianças dessas escolas, vimos uma mudança dramática nos padrões de higiene e limpeza, o que, por sua vez, inspirou as famílias a adotarem novos padrões em suas casas", disse Tchompaare.

 

"No Cazaquistão, há uma preocupação generalizada sobre o desencanto da juventude com o estado do mundo. A comunidade bahá’í está a participar de um discurso preocupado com as aspirações espirituais dos jovens. O que estamos a descobrir é que isso lhes oferece a esperança de um caminho para uma mudança construtiva", disse Lyazzat Yangaliyeva, do Cazaquistão.

 

O delegado Sergio Garcia descreveu os esforços realizados em Espanha: "Entendemos que o nosso trabalho, com diferentes discursos no nosso país, é um esforço de longo prazo. Em última análise estamos a trabalhar pela paz no mundo, mas também percebemos que o caminho é longo e que precisamos de aprender juntos quais são os próximos passos, por exemplo, como prevenir e impedir o conflito entre os povos e como promover a coesão entre as diversas populações no nosso país ."

 

As deliberações dos delegados foram sublinhadas por uma mensagem da Casa Universal de Justiça, que analisou o progresso da comunidade mundial bahá'í e descreveu as necessidades e questões enfrentadas pela comunidade neste momento. Muitos dos temas discutidos durante os dias da Convenção foram destacados nos exemplos práticos apresentados no documentário A Widening Embrace, que agora está disponível online.

 

 

 

Fonte: http://news.bahai.org/story/1261/

Please reload

Notícias Selecionadas
Please reload

Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square