December 24, 2018

Please reload

Últimas Notícias

A inauguração do Templo Bahá’í da Colômbia foi uma cerimónia de alegria e emoção

July 23, 2018

1/10
Please reload

Oração: uma experiência pessoal

August 23, 2018

Quando abro os olhos de manhã, digo: “Alláh’u'Abhá (Deus é o mais glorioso) e depois recito uma oração: "Acordei abrigada por Ti, ó meu Deus!. . ." Eu faço isso porque, desde que me tornei bahá'í, há muitas décadas atrás, passei a entender cada vez melhor a importância de viver uma vida de oração e gratidão, de pedir orientação e proteção à medida que vivo o meu dia-a-dia. Essa orientação espiritual é crucial para alguém viver a fé - para tentar aplicar os ensinamentos e princípios espirituais na nossa vida pessoal. No entanto, aprendi que essa atitude devocional tem um efeito ainda maior quando praticada coletivamente em grupo ou em comunidade.


Para os bahá'ís, a oração é uma conversa com Deus (uma essência incognoscível). Nós oramos e depois ouvimos e estamos atentos às confirmações no nosso caminho. Fazemos isso todos os dias a nível individual e também a cada 19 dias na comunidade. Também realizamos reuniões onde as pessoas se juntam e praticam uma atitude devocional. Em todo o mundo, os bahá'ís têm reuniões devocionais nos seus lares e nos centros bahá'ís; reuniões em que todas as pessoas são convidadas a participar desta prática espiritual. Acreditamos que essas reuniões têm um efeito não apenas sobre as pessoas que participam delas, mas também sobre as comunidades nas quais elas são realizadas.


Todos os meses, nos últimos dois anos, tenho participado nas reuniões devocionais mensais no Centro Bahá'í, em Lisboa. Nós convidamos aproximadamente 30 pessoas todos os meses. Inicialmente, havia apenas duas ou três pessoas que vinham, mas agora temos entre 10 a 15 participantes em cada sessão. Começamos com quatro orações e depois temos uma breve palestra sobre um tema determinado (Unidade na Diversidade, Igualdade entre Homens e Mulheres, Por que sofremos? Sobrevivência Espiritual Hoje, etc.) Discutimos então estas ideias como cada um as entende. Eu

 

adoro estas reuniões porque nunca sabemos quem vai aparecer nelas, porque há sempre novas perspetivas e saímos sempre com mais amor e compreensão uns pelos outros.


Por fim, termino a realçar que todos nós já ouvimos histórias sobre pessoas que foram curadas através da oração ou cujas orações foram respondidas em tempos de grandes dificuldades. Não há dúvida de que existe um poder maior quando oramos e nutrimos a nossa essência espiritual. Assim, a oração não é apenas uma ajuda para nós, mas acima de tudo, é um ato tangível - um serviço que todos podemos realizar. A oração e adoração são um alimento espiritual que nos permitem agir com uma força renovada dentro de nós.


Adoração é isto: servir a humanidade e atender às necessidades do povo. O serviço é oração. -'Abdu'l-Bahá

 

Please reload

Notícias Selecionadas
Please reload

Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 Comunidade Bahá'í de Portugal 

  • s-facebook