top of page

Celebrações de Ayyám-i-Há


Nos dias 26 de fevereiro até 1 de março, as comunidades Bahá'ís de Portugal celebraram Ayyám-i-Há, os Dias Intercalares que precedem e preparam todos os bahá'ís do mundo para um mês de jejum. É um período dedicado à socialização, à hospitalidade e à doação generosa aos pobres e necessitados.

«Conhecidos como os Ayyám-i-Há (os Dias do Há), os Dias Intercalares têm a distinção de estarem associados à letra “Há”. (...) À letra “Há” foram atribuídos alguns significados espirituais nas Escrituras Sagradas, entre os quais o de símbolo da essência de Deus

Dependendo do ano, Ayyam-i-Ha variará em sua duração e é composto pelo excesso de dias que caem fora dos 19 meses de 19 dias.


Ayyám-i-Há foi traduzido como “Dias Intercalares”, o que significa literalmente que são dias inseridos no calendário. À diferença dos Dias Sagrados Bahá'ís que celebram eventos históricos e significativos, Ayyam-i-Ha é um festival para a lembrança dos atributos divinos da generosidade, o amor, a compaixão, e a amizade. Ele contrasta com o Jejum, um tempo de abstinência e contemplação interior e transformação, que culminará com o Naw-Rúz (Ano Novo).

Notícias Selecionadas
Últimas Notícias
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page