Vida Comunitária

 

 

8000960415_8b2fcaf3e4.jpg
Bahai-house-of-worship-delhi2.jpg
AEN Portugal 2008.jpg
CE Braga 8.jpg
Choral-concert.jpg
5108181011_abd786320b.jpg
CoreActivity-ChildrenClass.jpg
Bahais-at-the-World-Center.jpg
8000960415_8b2fcaf3e4.jpg
Bahai-house-of-worship-delhi2.jpg
AEN Portugal 2008.jpg
CE Braga 8.jpg
Choral-concert.jpg
5108181011_abd786320b.jpg
CoreActivity-ChildrenClass.jpg
Bahais-at-the-World-Center.jpg
Existem atividades bahá’ís em que eu possa participar?

 

Nas comunidades bahá’ís realizam-se, regularmente, encontros de oração periódicos e atividades sociais e educativas para crianças, jovens e adultos. Estas atividades estão abertas a todos. Também são organizados círculos de estudos para explorar, de forma participativa, os ensinamentos de Bahá'u'lláh. Realizam-se, ainda, atividades de serviço e assinalam-se os dias sagrados bahá'ís. Também se levam a efeito encontros informais, que proporcionam um ambiente descontraído para perguntar e aprender mais sobre a Fé Bahá’í.

P1

 
Como está organizada a Comunidade Bahá’í?

 

A vida coletiva da Comunidade Bahá'í é administrada por conselhos consultivos, com nove membros, que são eleitos democraticamente, sem nomeação ou propaganda eleitoral, a nível local, nacional e internacional: Assembleias Espirituais Locais, Assembleias Espirituais Nacionais e Casa Universal de Justiça, respetivamente. Além disso, são nomeados Conselheiros para assistir e aconselhar as comunidades e as instituições locais e nacionais, no seu desenvolvimento. Não há clero na Fé Bahá'í, por isso, qualquer membro pode ser chamado a servir num determinado corpo. As comunidades bahá'ís locais reúnem-se a cada dezanove dias para uma "Festa", um encontro que inclui consulta sobre as atividades comunitárias, bem como parte devocional e parte social.

P2

 
Como se adora a Deus na Fé Bahá’í?

 

Os crentes bahá'ís adoram Deus através da oração e da meditação, através da participação em reuniões devocionais e através do serviço ativo nas suas comunidades. Recitam, todos os dias, individualmente, uma das três orações obrigatórias, como prescrito por Bahá'u'lláh. As Escrituras Bahá'ís oferecem muita orientação sobre a oração e contêm muitas orações para os mais diversos fins e ocasiões. Além disso, o trabalho realizado em espírito de serviço é, de acordo com os Ensinamentos Bahá'ís, uma forma de adorar a Deus.

P3

 
De onde vem o dinheiro para as atividades Bahá’ís?

 

Todas as atividades da Comunidade Bahá'í são suportadas por contribuições voluntárias dos crentes. Os bahá'ís não pedem, nem aceitam, dinheiro de terceiros para financiar as suas atividades internas. Os fundos bahá’ís locais, nacionais ou internacionais, são algumas vezes utilizados para iniciativas sociais e humanitárias, como escolas e projetos agrícolas e de saúde, que se destinam a servir a comunidade em geral.

P4

 
Existem seitas na Fé Bahá’í?

 

A Fé Bahá'í está protegida contra as divisões por um convénio estabelecido por Bahá'u'lláh. Este convénio foi instituído para preservar a unidade dos seus seguidores e impedir cismas após a Sua morte. Nesse Convénio, Ele apela a todos os bahá'ís que sigam as orientações do Seu filho mais velho, 'Abdu'l-Bahá, o intérprete nomeado dos Seus ensinamentos. 'Abdu'l-Bahá nomeou como Seus sucessores Shoghi Effendi e a Casa Universal de Justiça. Quem não obedecer a estes sucessores não tem legitimidade para afirmar que é bahá’í. Ao longo da história da Fé Bahá’í, algumas pessoas ameaçaram a unidade da comunidade, mas essas iniciativas revelaram-se fúteis e a comunidade permanece unida.

P5

 
Como é que na Fé Bahá’í é vista a crise ambiental?

 

Na Fé Bahá’í considera-se a crise ambiental como uma de muitas questões que exigem uma profunda mudança no comportamento humano. A humanidade está num período turbulento de transição para uma sociedade global unificada, e tem de ser capaz de viver em harmonia com a natureza. Para isso é necessário desenvolver, de forma equilibrada, o potencial espiritual e material dos seres humanos.

P6

 
Qual o relacionamento da Fé Bahá’í com outras religiões?

 

Bahá'u'lláh afirmou que os bahá'ís se deviam relacionar com os seguidores de todas as religiões, num espírito de fraternidade e amizade. Os bahá'ís não vêem nenhum conflito intrínseco com outras comunidades religiosas, pois acreditam que todas as religiões reveladas são provenientes da mesma Fonte Divina.

P7

 
Qual a visão da Fé Bahá’í sobre o casamento e a família?

 

A família é a célula básica da sociedade, e o progresso da sociedade depende profundamente do bom funcionamento familiar. O casamento entre um homem e uma mulher é a base da vida familiar. Bahá'u'lláh descreveu o casamento como "uma fortaleza para o bem-estar e a salvação", e identificou a educação dos filhos como objetivo fundamental (mas não único) do casamento.

P8

 
Como é que a Fé Bahá’í se relaciona com a política?

 

As responsabilidades cívicas devem ser assumidas, pelos crentes, e as leis e as autoridades dos países onde residem devem ser respeitadas. Os crentes bahá’ís participam nas eleições para o governo, mas não se filiam em partidos políticos nem se envolvem em querelas de política partidária. Podem servir o Governo em cargos administrativos, mas não aceitam nomeações políticas, nem concorrem a cargos eleitos. Esta mesma atitude é prática comum, na Comunidade Bahá’í, quando se realizam eleições para os seus conselhos administrativos, que são, sempre, sem nomeações ou campanhas.

P9

 
Como é que na Fé Bahá’í é encarado o progresso científico e tecnológico?

 

Na Fé bahá’í considera-se a ciência e a religião como dois sistemas complementares do conhecimento que, ao longo da história, foram os instrumentos poderosos para a investigação da realidade e do progresso da civilização. Na Fé Bahá’í acredita-se que a ciência e a religião estão em harmonia, cada uma operando na sua própria esfera.

P10

 

© 2020 Comunidade Bahá'í de Portugal 

  • s-facebook