top of page

O que fazem os Bahá'ís?

Em vários bairros e cidades em Portugal, centenas de pessoas estão a aplicar os ensinamentos de Bahá’u’lláh para promover o progresso material e espiritual das suas comunidades. Estas iniciativas caracterizam-se por um espírito de aprendizagem e pela vontade de criar um ambiente em que o desenvolvimento espiritual e os esforços pelo bem comum se entrelaçam. Todos são bem-vindos a participar neste processo, que busca capacitar cada vez mais pessoas a serem agentes do seu próprio progresso e do das suas comunidades.

Nos ensinamentos bahá’ís, o refinamento do caráter e o serviço à humanidade são qualidades inseparáveis, orientando tanto o desenvolvimento pessoal como o coletivo. Este duplo propósito inspira esforços em diversas áreas da vida, promovendo a construção de comunidades mais unidas e harmoniosas.
 

O serviço, central à vida individual e comunitária, convida cada pessoa a ser um participante ativo no progresso social. Por meio de ações, trabalho e compromisso com o bem-estar coletivo, desenvolvem-se capacidades intelectuais e espirituais que ajudam a transformar a sociedade. Este processo baseia-se na cooperação e na união de esforços, ampliando significativamente o impacto de cada contribuição individual.
 

Inspirada por estes princípios, a Comunidade Bahá’í tem procurado aprender a construir comunidades vibrantes, fundamentadas na unicidade do género humano, na nobreza inerente de todas as pessoas e no papel essencial da justiça no progresso social. Este modelo de vida comunitária reflete um compromisso com a promoção da coesão social e a eliminação de preconceitos, e valoriza o contributo de todos os seus membros.
 

A educação ocupa um lugar central nestes esforços. Para os bahá’ís, o potencial humano é comparável a uma mina de preciosidades que pode ser revelada através da educação. Por isso, iniciativas como aulas para crianças, grupos de pré-jovens e círculos de estudo têm ajudado pessoas de todas as idades a tornarem-se protagonistas de um processo de transformação social, reforçando a capacidade de contribuir para o bem comum.
 

As reuniões devocionais, encontros de oração, meditação e conversas edificantes, também desempenham um papel fundamental. Estes encontros, abertos a todos, promovem um senso de propósito espiritual, fortalecem os laços comunitários e recordam que o serviço à humanidade é um ato sagrado. Quando interligadas, estas atividades formam a base para um padrão de vida comunitária mais rico e dinâmico, que se expande com a participação de um número crescente de pessoas.
 

À medida que estas atividades se desenvolvem, as comunidades locais aprendem a fortalecer as suas capacidades institucionais. Espaços de reflexão e consulta ajudam a canalizar energias individuais e coletivas, oferecendo o suporte necessário para o progresso material e espiritual das comunidades. Esta abordagem onde somos convidados a ser protagonistas reflete a essência dos ensinamentos de Bahá’u’lláh, que empodera pessoas de todas as origens a unirem esforços para promover uma sociedade mais justa e unida.

A melhoria do mundo pode ser realizada através de ações puras e boas, de uma conduta louvável e digna...

"

- Bahá'u'lláh

"

A felicidade e a grandeza, o grau e a posição, o prazer e a paz de um indivíduo nunca consistiram na sua riqueza pessoal, mas antes no seu caráter excelente, firme resolução, amplitude de conhecimento e na aptidão para resolver problemas difíceis.

"

- 'Abdu'l-Bahá

"

Atividade com crianças

Educação das Crianças

A infância é o momento em que desenvolvemos a nossa base moral

Jovens

Período da 
Juventude

A primavera da vida,  onde podemos fazer contribuições decisivas à nossa comunidade

Pré jovens

Libertar os poderes
dos Pré-jovens

Ajudar os pré-jovens a desenvolver o seu potencial, canalizar as suas energias para o serviço, e explorar os seus talentos

Circulo de estudo

Círculos de 
Estudos

Um espaço de estudo onde nos capacitamos para o serviço

bottom of page