Escola de Verão Bahá’í 2025, Portugal, Santarém
- Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá'ís de Portugal
- 7 de ago.
- 2 min de leitura
Após quatro dias de interações significativas e conversas construtivas, 253 participantes de 22 países regressaram às suas comunidades com corações esperançosos e mentes esclarecidas quanto ao seu elevado propósito de contribuir para o avanço da civilização. Entre os dias 24 e 27 de julho, em Santarém, a Escola de Verão Bahá’í 2025 desenvolveu um programa que, sob o tema “Unidade de Visão, Diversidade de Ação”, contou com a presença de palestrantes e a realização de workshops.

As Escolas de Verão Bahá’í do mundo inteiro, todas e cada uma delas, procuram aprofundar o conhecimento dos participantes sobre as verdades espirituais da Fé Bahá’í e a sua história, explorar as implicações da Revelação de Bahá’u’lláh para a humanidade, e, sobretudo, considerar — à luz dessa Revelação — "as necessidades da época em que viveis, e centrai as vossas deliberações nas suas exigências e requisitos".
Neste espírito, os participantes puderam escutar palestras de Ardawan Lalui, sobre como os ensinamentos espirituais da Fé Bahá’í devem ser traduzidos em ação significativa no mundo, e sobre a importância das cartas da Casa Universal de Justiça e das Escrituras Sagradas; Sima Ghodrati, que partilhou reflexões sobre o ego e o autoconhecimento, oferecendo ferramentas para a transformação individual no caminho interior que cada pessoa percorre; Ana Zorro, que abordou a importância de alinhar pensamentos e ações com os ensinamentos espirituais no caminho do serviço à humanidade; Payam Akhavan, que falou sobre a sua experiência em direitos humanos e direito internacional, refletindo sobre a situação climática global e a perseguição dos Bahá’ís no Irão; Dylan Monadjem, que revisitou a vida e o serviço das Mãos da Causa de Deus como fonte de aprendizagem para o Plano de Nove Anos; Shohreh Shahidian, que destacou qualidades essenciais para o progresso espiritual, como a constância, a oração e o ensino da Fé.
A Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá’ís de Portugal também se dirigiu aos participantes, apresentando os mais recentes avanços da Fé Bahá’í no país e identificando aprendizagens adquiridas pela comunidade ao longo do último ano. Assim como a Comissão Nacional de Artes, que por sua vez, destacou o papel fundamental das artes no trabalho de construção de comunidades.
A iniciativa Youth Toastmasters — estreada no ano anterior — proporcionou a dois novos jovens a oportunidade de desenvolver as suas capacidades de discurso, nos quais exploraram histórias de resiliência construtiva dos Bahá’ís no Irão e a importância da educação espiritual das crianças. Outros dois jovens, já com experiência do ano passado, foram novamente desafiados a falar em público, abordando temas como a unidade como ato consciente de construção e os desafios e oportunidades no mundo digital.
Adicionalmente, uma variedade de workshops, com temas diversos, foi oferecida por indivíduos com diferentes vivências e experiências.
Se estiver interessado em participar na próxima edição da Escola de Verão Bahá’í, poderá visitar o website oficial: https://bahaischoolportugal.eu/, onde a edição seguinte será anunciada no início de 2026.