top of page

Parlamento Português aprova resolução em defesa da Comunidade Bahá’í no Irão

  • Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá'ís de Portugal
  • 26 de set.
  • 2 min de leitura

No dia 26 de setembro de 2025, a Assembleia da República aprovou, pela primeira vez na sua história, uma resolução em defesa da Comunidade Bahá’í no Irão e de condenação da repressão exercida pelo regime iraniano. Tratou-se do Projeto de Resolução n.º 194/XVII/1.ª, apresentado pela Iniciativa Liberal e apoiado pela maioria parlamentar, constituindo um marco histórico no compromisso do Parlamento português com os direitos humanos e a liberdade religiosa.


Sala de plenário. Foto por Carlos Pombo, 2009.
Sala de plenário. Foto por Carlos Pombo, 2009.


Esta resolução surge na sequência de uma declaração coassinada em fevereiro de 2025 por cento e vinte e cinco deputados do Parlamento Europeu e de parlamentos nacionais de toda a Europa, apoiada também por relatores especiais e peritos do Grupo de Trabalho das Nações Unidas. Essa declaração denunciava a intensificação da perseguição às mulheres bahá’ís no Irão. Entre os signatários, encontravam-se cinco deputados portugueses.



O Departamento de Assuntos Externos da Comunidade Bahá’í de Portugal acompanhou o processo que levou à criação desta resolução e esteve presente na sessão plenária em que a mesma foi aprovada.



Representantes do Departamento de Assuntos Externos
Representantes do Departamento de Assuntos Externos


A Comunidade Bahá’í enfrenta perseguições desde o seu surgimento, a meio do século XIX. Com a Revolução Islâmica de 1979, essa repressão adquiriu um caráter sistemático, institucionalizado e patrocinado pelo Estado, que perdura até hoje. A religião continua a não ser reconhecida oficialmente, os bahá’ís são privados do acesso à educação superior, presos pela sua fé, as suas propriedades são confiscadas e os seus cemitérios profanados e destruídos. Estes constituem apenas alguns exemplos das múltiplas violações de direitos humanos cometidas contra esta comunidade. Apesar de tais injustiças, e mantendo-se leal à sua pátria, a Comunidade Bahá’í persevera de forma resiliente, empenhando-se em contribuir para o avanço e o bem-estar da sociedade iraniana.

Comentários


Comunidade Bahá'í
de Portugal

Links de interesse

Comunidade Bahá'í Mundial

Serviço internacional de notícias Bahá'í

Política de privacidade

Contactos

217 590 474  |  926 483 883

© 2024 Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá'ís de Portugal

bottom of page