
Nos primeiros dias do especial mês de jejum, o último mês do calendário Bahá’í, 15 jovens de diferentes partes do país reuniram-se em Braga para um retiro inspirador. O objetivo? Recarregar energias espirituais e refletir sobre o papel dos jovens na construção de uma comunidade mais unida, baseada no apoio mútuo, na amizade verdadeira e na fé.
Os jovens estão na linha da frente de movimentos comunitários em Portugal, dedicando-se ao serviço às suas comunidades educando as gerações mais jovens, organizando atos de serviço, e ajudando outros a se capacitarem para o serviço. Através dos seus esforços, contribuem para o fortalecimento dos laços comunitários e para a construção de uma sociedade mais justa e unida.
"Estamos conscientes de quanta vitalidade e força é gerada em qualquer sociedade quando a sua juventude é despertada para a visão de Bahá’u’lláh e se torna protagonista do Plano. E assim, com que imensa bondade, coragem e completa confiança em Deus devem os jovens bahá’ís aproximar-se dos seus pares e trazê-los para esta obra! Todos devem levantar-se, mas os jovens devem voar."
A Casa Universal de Justiça

Sobre a situação do mundo e do papel do plano da Comunidade Bahá'í a nível mundial, a Casa Universal de Justiça - o corpo supremo da Fé Bahá'í diz:
"Uma convergência de circunstâncias no mundo em geral e no seio da Fé fez deste um momento carregado de significado. Os desafios globais que a humanidade enfrenta atualmente são uma dura prova da sua vontade de pôr de lado os interesses próprios a curto prazo e de aceitar esta categórica realidade espiritual e moral: não há senão uma família humana interligada, partilhando uma Terra preciosa. Neste preciso momento, os seguidores de Bahá’u’lláh estão a reexaminar as possibilidades que têm perante si para libertar o poder da Fé para a construção da sociedade. Este Plano irá testar a sua resistência, a sua força de vontade e a intensidade do seu amor por aqueles com quem eles convivem. Ajudarão a nutrir, em cada lugar, comunidades com um propósito comum que reconhecem o poder da unidade para curar e transcender. Dentro dessas comunidades, cada alma poderá encontrar um refúgio, e nas muitas atividades dos amigos para a adoração e o louvor, para a educação, para a transformação social e para o desenvolvimento comunitário, cada alma, em cada atividade, poderá encontrar um espaço para crescer e servir. Sentimo-nos comovidos com a promessa de ‘Abdu’l-Bahá: “Os pequenos tornar-se-ão grandes, e aqueles que não têm poder receberão força; aqueles que são de tenra idade tornar-se-ão os filhos do Reino, e aqueles que se afastaram serão guiados para a sua morada celestial”.
Durante o retiro, rodeados pela tranquilidade da natureza, os participantes aprofundaram sobre a importância do jejum e da oração e estudaram também sobre a missão sagrada dos jovens na transformação das suas comunidades. A ferramenta no ceio desta transformação é o Instituto Bahá'í de Capacitação.
"Os institutos sabem bem que libertar o potencial dos jovens é para eles um dever sagrado; pedimos agora que os jovens bahá‟ís vejam da mesma forma o desenvolvimento futuro do instituto. Na vanguarda de um empreendimento de nove anos, de toda a comunidade, para levar o instituto a um nível de funcionamento mais elevado, esperamos ver um vasto movimento de jovens a estabelecer o padrão."
A Casa Universal de Justiça
Estes dias foram marcados por momentos de reflexão, partilha de histórias inspiradoras e o fortalecimento dos laços de amizade, renovando em cada um o entusiasmo para servir com ainda mais dedicação.
Ao regressarem às suas cidades, estes jovens levam consigo não apenas inspiração e conhecimento, mas também uma energia renovada para continuar a construir comunidades vibrantes e espiritualmente ativas.
Abençoado é aquele que nos primórdios da sua juventude e no apogeu da sua vida se levanta para servir a Causa do Senhor desde o início até ao fim, e adorna o seu coração com o Seu amor. A manifestação de tal graça é amior que a criação dos céus e da terra. Abençoados os persistentes e bem hajam aqueles que são firmes nos seus propósitos.
Bahá'u'lláh