Celebração da diversidade religiosa em Portugal - 10 anos do Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-Religioso
- Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá'ís de Portugal
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Este fim de semana, na Alameda Dom Afonso Henriques, celebrou-se o 10.º aniversário do Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-Religioso (GT-DIR), uma verdadeira amostra de harmonia religiosa.
Associai-vos com os seguidores de todas as religiões em espírito amistoso e fraternal. - Bahá'u'lláh
Apesar das condições atmosféricas desafiantes, a celebração, organizada pelo Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-Religioso e pela AIMA, contou com a presença e o contributo das 13 confissões religiosas que integram o grupo.
Aliança Evangélica Portuguesa
Associação Internacional Buddhas Light de Lisboa
Comunidade Bahá’í de Portugal
Comunidade Hindu de Portugal
Comunidade Islâmica de Lisboa
Comunidade Muçulmana Ismaili
Comunidade Israelita de Lisboa
Igreja Católica Apostólica Romana (Patriarcado de Lisboa)
Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Portugal
Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana)
União Budista Portuguesa
União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia
Durante o fim de semana, o público pôde explorar as diferentes fés no Espaço da Diversidade, com bancas dedicadas a cada confissão. No palco principal, realizaram-se momentos artísticos representativos das várias tradições, que trouxeram ainda mais diversidade e beleza ao já formoso parque da Alameda: um coro judaico, música gospel, dança tradicional do Tajiquistão, dança Natyanjali, recitação em árabe do Alcorão, entre outros.
Para além das apresentações, decorreram duas tertúlias com representantes das diferentes confissões: a primeira dedicada à história do grupo e ao percurso do diálogo inter-religioso em Portugal; a segunda sobre o papel da religião na ação social. O evento foi encerrado com um concerto por um duo de música tradicional persa.
A atmosfera deste fim de semana foi marcada pela curiosidade, pelo respeito e pela alegria.
A convivência harmoniosa entre as religiões não é apenas um princípio idílico, mas algo que deve ser posto em prática. Ocasiões como a celebração dos 10 anos do GT-DIR são uma materialização desse princípio.
"Não pode haver dúvida alguma de que os povos do mundo, de qualquer raça ou religião que sejam, derivam sua inspiração de uma só Fonte Celestial e são súbditos de um só Deus." - Bahá'u'lláh
Comentários