ISGP: Seminário para jovens bahá'ís em estudos superiores
- Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá'ís de Portugal
- há 17 minutos
- 3 min de leitura
Todos os anos, na Península Ibérica, decorre em agosto um seminário para jovens em estudos superiores, organizado pelo Instituto para Estudos em Prosperidade Global.

O Instituto acredita que o duplo propósito moral de cada ser humano é desenvolver as suas potencialidades latentes através de esforços que contribuam para o progresso da civilização. Neste momento crítico da história, o progresso da civilização implica a construção de uma ordem social global, baseada numa consciência profunda da unicidade da humanidade, em que a justiça seja o princípio organizador central e em que o bem-estar e a prosperidade de todos os povos sejam promovidos. Além disso, os esforços para promover esse progresso devem assentar na ciência e na religião, como os dois pilares do conhecimento humano.
O objetivo deste seminário é ajudar os estudantes na construção de um marco conceptual evolutivo que oriente os seus esforços na busca do crescimento intelectual e espiritual, bem como nas suas contribuições para o avanço da sociedade. Um marco conceptual pode ser entendido como a lente pela qual se interpreta o mundo e o conhecimento. Está baseado em certos princípios sólidos e imutáveis, como a crença na nobreza inerente ao ser humano, e noutros que possuem flexibilidade para evoluir. Isto permite gerar graus cada vez maiores de coerência entre crenças, pensamentos e ações.

Os materiais do seminário abordam temas como as áreas de ação em que a Comunidade Bahá’í está envolvida para o melhoramento da sociedade, os métodos científicos e o papel da religião, e as condições necessárias para a sua harmonia. Dedica também tempo ao estudo da cultura, mais concretamente, o que é a cultura, como se forma, e de que forma a arte pode contribuir para o seu avanço.
As experiências vividas pelos participantes revelam bem o impacto do seminário. Eis dois testemunhos que ilustram esse espírito:
“Os seminários ISGP ficarão marcados para a minha vida! Os dias de intenso e desafiante estudo demonstram a confiança que existe nos jovens para atingirem as alturas que hoje a humanidade requer de uma geração a quem é pedido que voe. Um material que oferece protagonismo aos jovens para tomarem as rédeas da sua própria educação tem sido uma fonte de inspiração e ação para quando voltam às suas comunidades.
Além disto, os seminários ISGP ajudaram-me a entender que todos temos um marco conceptual, um conjunto de crenças, princípios e atitudes que nos caracterizam e influenciam a maneira como observamos e respondemos à realidade das nossas vidas, e que, fiéis à nossa consciência e em harmonia com o conhecimento religioso e científico, exigem de nós níveis cada vez mais elevados de coerência entre esse marco conceptual e a forma como vivemos as nossas vidas.”
“A atração pela beleza é um dos conceitos estudados ao longo dos quatro anos do seminário. O poder distinguir a Verdadeira Beleza daquela mundana ajuda-nos a aproximar-nos da realidade espiritual, da Bendita Beleza. Para isso, a oração serve-nos como via pela qual os nossos olhos contemplam com pureza o que nos rodeia e fixam a sua atenção na Criação Divina.
Destaco, então, a importância das devoções matinais e noturnas realizadas no seminário. Estas têm sido fonte de pureza de visão, mantida ao longo do dia, nas nossas interações com os outros, nas sessões de estudo, nos momentos de reflexão pessoal, e têm sido, no nosso sono, fonte de inspiração e libertação.”