top of page

Naw-Rúz- O Ano Novo Bahá'í

  • Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá'ís de Portugal
  • 21 de mar.
  • 2 min de leitura

Chegou o equinócio da primavera. O mundo físico foi iluminado de forma igual e um novo ciclo começou. As plantas começaram a crescer e, em breve, as flores desabrocharão. Toda a criação é imbuída de força e vigor renovados. O mesmo fenómeno ocorre decorre no mundo do espírito.


O Naw-Rúz significa literalmente “novo dia” e é o Ano Novo Bahá’í. Tal como na natureza, deve ser para o indivíduo um momento de renovação, de auto-reflexão e de estabelecimento de novas metas para o desenvolvimento pessoal e coletivo.


O Naw-Rúz é muito importante, pois simboliza também o início de uma nova era espiritual, a vinda de uma nova dispensação divina.


“A Revelação que, desde tempos imemoriais, é aclamada como o Desígnio e a Promessa de todos os Profetas de Deus e o mais acalentado Desejo dos Seus Mensageiros, torna-se agora acessível aos homens, em virtude da predominante Vontade do Todo-Poderoso e do Seu mando irresistível. O advento de tal Revelação foi pronunciado em todas as Sagradas Escrituras.”
— Bahá’u’lláh


Os bahá’ís acreditam que Bahá’u’lláh iniciou uma nova era. A Sua Revelação influenciou o mundo inteiro, e os Seus ensinamentos espalharam-se por toda a parte. Bahá’u’lláh trouxe uma mensagem de unidade, de amor e de justiça, despertando uma consciência da interconexão e interdependência da humanidade, baseada na verdade de que há apenas um Deus. Todas as religiões fazem parte de uma única religião, que progride ao longo da história da humanidade.


‘Abdu’l-Bahá, o filho mais velho de Bahá’u’lláh e Seu sucessor, diz sobre o Naw-Rúz:


“É o Ano Novo – isto é, a perfeição do ciclo anual. Um ano é a expressão de um ciclo (do sol). Mas agora é o início de um ciclo de Realidade, um Novo Ciclo, uma Nova Era, um Novo Século, um Novo Tempo e um Novo Ano. Portanto, é muito abençoado.
O nascer do sol no equinócio é o símbolo da vida, e da mesma forma é o símbolo dos Manifestantes Divinos de Deus, pois o nascer do Sol da Verdade no Céu da Generosidade Divina estabeleceu o sinal da Vida para o mundo. A realidade humana começa a viver, os nossos pensamentos são transformados e a nossa inteligência é despertada. O Sol da Verdade concede a vida eterna, assim como o sol solar é a causa da vida terrestre.
Este tempo é a Era Prometida… Em breve o mundo inteiro, como na primavera, mudará de vestes… O Ano Novo apareceu e a primavera espiritual está próxima.”


Os bahá’ís reúnem-se para celebrar o Naw-Rúz em família e em comunidade, abrindo as suas casas uns aos outros, desfrutando dos laços de amizade e partilhando a alegria deste momento especial.







Tal como a primavera reveste a terra de vida e cor, o Naw-Rúz convida-nos a renovar o espírito, a fortalecer os laços com os outros e a avançar com esperança. Que este novo ciclo seja um tempo de crescimento e de mais serviço à humanidade.


Comunidade Bahá'í
de Portugal

Links de interesse

Comunidade Bahá'í Mundial

Serviço internacional de notícias Bahá'í

Política de privacidade

Contactos

217 590 474  |  926 483 883

© 2024 Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá'ís de Portugal

bottom of page