© 2019 Comunidade Bahá'í de Portugal 

  • s-facebook

Encontros de Oração

 

Encontros de oração surgem naturalmente em comunidades onde se estão a desenvolver conversas sobre a dimensão espiritual da existência humana. Em diversos contextos, os bahá’ís e os seus amigos e familiares unem-se uns com os outros em oração. Não existem rituais; nenhum indivíduo tem um papel especial. Os encontros consistem, em larga medida, na leitura de orações e passagens dos textos sagrados bahá’ís numa atmosfera informal mas reverente. Estes encontros simples geram um espírito de adoração comunitário que começa a permear os esforços coletivos da comunidade.

 

Os Encontros de Oração alimentam o caráter espiritual do indivíduo e da comunidade, proporcionam um momento de pausa na vida agitada que hoje se vive e dão maior ênfase à dimensão espiritual dos seres humanos.

“Na oração mais elevada, o homem suplica só por amor a Deus, e não por medo d'Ele ou do inferno, nem pela esperança de atingir graças ou o céu...”

 

-- 'Abdu'l-Bahá

Elevação do Caráter Devocional

Serviço e adoração estão no centro do padrão de vida da comunidade que os bahá'ís ao redor do mundo estão a tentar criar. São dois elementos distintos, ainda que inseparáveis, que impulsionam a vida da comunidade. 'Abdu'l-Bahá escreve que "sucesso e prosperidade dependem do serviço e da adoração a Deus".

 

A oração forma uma parte integrante da vida Bahá’í, quer para o indivíduo, quer para a comunidade ou para as instituições. Os Bahá’ís voltam os seus corações em oração a Deus, repetidamente ao longo do dia, implorando a Sua assistência, suplicando-Lhe em nome dos seus entes queridos, oferecendo louvor e gratidão, e buscando confirmações e orientações divinas.

 

Os Bahá’ís também realizam reuniões com o propósito de se unirem em oração. Este encontros de oração servem o propósito de despertar as suscetibilidades espirituais nos participantes e, em harmonia com os atos de serviço que realizam, levam a um padrão de vida comunitária que é infundido com o espírito de devoção e focado na obtenção de prosperidade espiritual e material.